Por que gordas só podem ter um estilo de roupa?

Antes que você comece lendo esse post, quero dizer que ele é, principalmente, um desabafo. Um desabafo de quem sente isso na pele desde sempre e vê tudo acontecer tão naturalmente, a ponto de só perceber quem realmente passa pelo mesmo problema. Última coisa: se você nem faz ideia do que eu tô falando, então continua lendo. PUFAVOZINHO


Primeiro de tudo: separei algumas fotos das maiores celebs plus size do momento nos red carpets mais disputados do mundo todo. Nem preciso explicar, né? Os looks são basicamente os mesmos - longos, em cores escuras, sem recortes (no máximo uma fenda nas mais ousadas), com a gola alta e nada de decote, muito menos manga regata. Até as mais empoderadas, como a Meghan Trainor (all about that bass, né?), acabam caindo nessa armadilha.


É claro que devemos levar em conta que são eventos de gala, mas basta a gente comparar esses looks com outros do mesmo dia - as outras mulheres podem ousar à vontade sem serem julgadas pela escolha dos recortes, fendas e decotes enormes. Como deveria ser! Com todas as mulheres!


Você quer blogueiras plus size de inspiração? Não é tão fácil: a maioria delas também vivem sob essas regras chatas impostas pela sociedade. 


Leia também: IT GIRLS PLUS SIZE

De quem viu isso de perto a vida toda: mulheres gordas só têm uma opção - esconder o corpo. Já é de conhecimento e consentimento comum que mulheres que estão acima do peso não devem gostar do seu corpo, não devem usar roupas que valorizem suas curvas e não tem permissão pra usar o que está na moda. Hoje em dia, inclusive, essa verdade absoluta é adotada pelas marcas de roupas, que simplesmente não disponibilizam tamanhos maiores. 


#PRAPENSAR: Mulheres que não são encorajadas a vestir o que fazem elas se sentirem bem e bonitas DE VERDADE com o próprio corpo, não compram vestidos curtos, brilhantes e decotados. Se não existe demanda por essas peças, por que as grandes lojas de vestuário vão fabricá-las?


Não queremos uma "coleção plus size" com roupas exclusivas para pessoas gordas. Tudo o que a gente tem gritado é que queremos usar as mesmas roupas que todo mundo, pelo mesmo preço, e queremos poder ter a liberdade de escolher ter o nosso estilo pessoal como todo mundo também - poder usar shorts curtos, vestidos justos, calças pantacourt e blusas regatas com decote sim! E mais: queremos fazer tudo isso sem ter que ouvir das pessoas mais próximas que tal roupa "não valoriza o nosso corpo" ou que "fica muito vulgar". 


Marcas que tratam a moda plus size como todas as outras: meu imenso muito obrigada! Que isso sirva de exemplo pra todas as outras! E mulheres plus size: você não se sente verdadeiramente bonita, sexy e um mulherão da p*rra usando roupas que "disfarcem as gordurinhas a mais" - você só foi ensinada, o tempo todo, de que essa era a única opção pra você. Use aquele cropped que você sempre quis usar, experimente coisas novas e não adie o que você tem vontade de fazer pra quando você tiver uns quilinhos a menos. A hora é agora!


Eu poderia estender esse post pro resto da minha vida: podemos falar sobre como isso praticamente não afeta homens gordos, por exemplo? Ou sobre como disponibilizar um número 48 que veste 44 não ajuda em nada... Mas isso já é assunto pra outro(s) post(s)! Meu imenso obrigada pra quem leu até aqui, espero ter conseguido te incomodar um pouquinho (principalmente enquanto você tenta dormir, ou na clássica reflexão do banho HAHAHAHA). Beiju!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.