5 projetos brasileiros de moda sustentável

Quem acompanha o blog deve saber que nos interessamos muito pela sustentabilidade. Um dos principais temas que tá cada vez mais em alta é a moda sustentável (já fizemos, inclusive, posts sobre upcycling, calcinhas absorventes, dicas para comprar em brechós e um post com alguns brechós online do instagram).

O Projeto Gaveta, formado pela Giovanna Nader e Raquel Vitti, tem o objetivo de renovar o guarda-roupa sem comprar peças novas: os participantes trocam roupas entre si. Desde 2014 acontecem eventos onde os inscritos têm suas peças selecionadas e podem trocá-las por outras. Além disso, em 2016 surgiu o Gaveta na rua, que monta uma loja com doações para moradores de rua, onde eles podem escolher as roupas que quiserem.


Comecei a seguir a Joana Uchôa no instagram há algum tempo e fiquei extremamente apaixonada pela arte dela! Ela adquire peças em brechós, as customiza (principalmente com pinturas) e as revende. Aproveita que tá rolando um sorteio de uma camisa lindona lá no instagram dela!

A Re Solidário é uma "loja" de Santa Catarina destinada a moradores de rua e criada pela ex-moradora de rua Jaqueline Soares Lopes. Cada cliente tem direito a um "vale" de 50 reais pra escolher entre mais de 2.500 peças separadas por número e categoria.

O Repassa é uma plataforma em forma de brechó, onde as pessoas podem vender produtos novos e seminovos. Tem bastante peças de marcas famosas por um preço bem mais em conta! Ao fazer a compra, você tem a opção de fazer um repasse do valor para doação.

A Butique Sustentável é bem parecida com o Projeto Gaveta: por meio da roupa como expressão da personalidade, o encontro permite a troca de roupas entre mulheres de diversos estilos, idades e tamanhos! O diferencial é que elas procuram evitar a monetização das roupas: você doa as roupas e no dia do evento pode colocar seu nome nas peças que mais te agradarem!

De qual projeto você mais gostou?
Beijo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.