DIY: Desodorante caseiro com óleos essenciais


Lá vem mais um post-desabafo: eu odeio desodorantes! Primeiro que é muito difícil de achar um com um cheirinho agradável, segundo que (pelo menos em mim) eles não duram quase nada, e terceiro que os ingredientes são muito agressivos pra nossa pele. 


Já sabia da existência desse desodorante caseiro há muito tempo, mas finalmente tomei coragem e fiz um post em forma de tutorial pra compartilhar o quanto tô adorando essa misturinha!

Existem várias receitas bases na internet. Essa que eu fiz e que tem as fotos aqui embaixo é da Carol Perdigão, do Experiência Vegana (ela é incrível, sigam ela no insta!). Fiz algumas modificações e funcionou super bem!


Eu substituí a fécula de mandioca por fécula de batata (também conhecida como Maizena hehe) e os óleos essenciais por uma essência de Black Vanilla da Via Aroma (você encontra ela aqui!). Então a receita ficou assim: 

- 1 colher (rasa) de bicarbonato
- 2 colheres (rasas) de fécula de batata
- 2 colheres de óleo de côco
- 18 gotas do óleo essencial ou essência que você preferir


Sobre o óleo essencial x essência: onde eu procurei pra comprar só encontrei a essência, que é um óleo essencial artificial. O óleo essencial é extraído diretamente das flores, folhas, frutos, cascas, etc, e a essência é produzida em laboratório. O cheirinho dos dois é incrível, mas o óleo essencial tem benefícios ativos terapêuticos. Na dúvida, opte pelo óleo essencial. 


Depois de misturar os ingredientes, vai ficar com consistência de massinha, e bem "molhada", oleosa, por conta do óleo de côco e do óleo essencial ou essência. É uma textura grossinha. 


Guarde seu desodorante em um pote de vidro pra aumentar a durabilidade dele! Não tenho certeza de em quanto tempo ele vence, mas o óleo de côco é um conservante natural que não deixa estragar. Pra usar, é só pegar um pouquinho com os dedos e aplicar nas axilas.

Opinião: tô usando ele há quase uma semana e amando! Ele segura o suor, mantém o cheiro quase pelo dia inteiro e é super prático, dá pra levar na bolsa tranquilo. Não fica aquela melequeira dos desodorantes roll-on nem o cheiro insuportável e forte dos desodorantes aerosol.

Conta aqui embaixo o que achou!
Beijo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.