Você já ouviu falar em Fashion Upcycling?

Segundo a Wikipedia, upcycling é "(...) o processo de transformar resíduos ou produtos inúteis e descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade." Ou seja, é basicamente reciclar coisas e produtos que você não usa mais e transformar em algo com uma proposta totalmente diferente e usável!

Trazendo pro universo da moda, não é difícil encontrar vários exemplos nesse meio (como os patchwork jeans ou as compras em brechó) que além de encontrar alternativas para peças que você achava meio fora de moda, também ajudam o meio ambiente!


Além de reutilizar peças (ou parte delas, como tecidos e acessórios), o upcycling também se encarrega de utilizar matérias-primas inusitadas (como garrafas pets!!!) para criar e ousar cada vez mais.


A diferença entre o upcycling e a reciclagem é que essa última gasta recursos para transformar algo velho em novo (como água, processos químicos e etc), e o upcycling é ainda mais ecológico porque só reaproveita o material em suas condições originais!


A loja From Somewhere, de Londres, cria todas as suas peças tendo como base suéteres e maiôs velhos. A alemã The Upcycling Fashion Store também produz peças da mesma maneira. A Kallio, de Nova York, transforma camisas masculinas em sapatos infantis. E a cafeteria Beto's Coffee Company utiliza os sacos de café em bolsas, carteiras e muito mais!


Aqui no Brasil, o destaque vai pra Insecta Shoes, que além de produzir calçados e acessórios lindões, com estampas incríveis e 100% veganos, faz isso a partir de peças (como camisas) que possuem pequenos defeitos e por isso não podem ser comercializados. 


O método de upcycling, mais do que o de reciclagem, é próximo do ideal de economia circular, ou seja, relações de compras onde não sobrem resíduos e poluição desnecessária para o planeta: tudo se encaixa e tudo pode ser renovado!



Esse vídeo explica direitinho sobre a economia circular e seus benefícios!

O Caio Braz manja muito de transformação de peças! O site da Mig Jeans tem muitas opções incríveis de peças jeans transformadas por meio do Upcycling. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.