Comendinho: Pizza Vegana


Quem me acompanha no Instagram deve tá percebendo que nessas férias tô me desafiando a cozinhar cada vez mais comidas veganas pra auxiliar minha transição pro veganismo. Uma das últimas receitas que fiz foi uma pizza vegana que rendeu bastante e ficou uma delícia.

A melhor parte dessa pizza é que ela é super simples e prática de se fazer, além de ter ingredientes baratos (nada de frescurinha de ingredientes caríssimos e pouco acessíveis!). Outro ponto muito importante é que, por ser vegana, ela é permitida pros intolerantes à lactose, e por ser feita com farinha de arroz, também é permitida pros intolerantes à glúten.

Pra fazer, dei uma olhada em algumas receitas, mas acabei fazendo modificações (e deu super certo!). Confere aí o passo-a-passo:


Ingredientes
- 3 inhames médios
- 1 xícara de farinha de arroz (eu fiz com meia xícara de farinha de arroz normal e meia xícara de farinha de arroz integral pra massa ficar mais crocante e marronzinha)
- Fio de azeite
- Sal e temperos a gosto

Modo de fazer 
Comece descascando os inhames e colocando dois deles pra cozinhar (corte em pedaços para cozinharem mais rápido). Rale o outro inhame no ralador fino e reserve. Enquanto isso, deixe o forno pré-aquecendo à 200ºC. Quando os dois primeiros inhames ficarem cozidos a ponto de purê, retire e amasse (pode ser com um garfo).


Depois disso, é só misturar o "purê" dos dois inhames, o inhame ralado, sal, temperos (usei salsa e cheiro verde desidratado) e a farinha de arroz até a massa ficar mais ou menos homogênea. O ponto é quando a massa desgrudar da mão, parecendo uma massinha de modelar.

Pra ficar mais fácil, divida a massa em duas partes e a abra em uma superfície enfarinhada. Se não tiver rolo de macarrão, pode abrir direto na assadeira com as mãos! Mas antes de colocar na assadeira, unte com um pouco de azeite.

Coloque no forno médio pro alto por mais ou menos 25/30 minutos ou quando perceber que ela já está douradinha. Depois disso, monte a pizza do jeitinho que você quiser e coloque por mais uns 7 minutos no forno pra aquecer! Essa da foto eu fiz com molho de tomate caseiro e um refogado de legumes: cenoura, azeitona, cebola e repolho, e coloquei pedaços maiores de abobrinha refogada com alguns temperinhos em cima.


Essa quantidade de massa dá pra duas pizzas médias (com 4 pedaços cada). Se não for usar toda a massa, é só guardar na geladeira.

Ela não é pesada, fica crocante pra caramba e é uma ótima opção pra quando você for receber alguém em casa e não souber o que fazer! Espero que tenham gostado!
Beijos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.