Veganiza: como identificar ingredientes animais em cosméticos?

Eu sou vegetariana há dois anos e recentemente tô cada vez mais me convencendo de que preciso fazer a transição pro veganismo por inúmeros motivos. E isso não envolve só a alimentação, também engloba inúmeros produtos - inclusive cosméticos - que você usa no seu dia-a-dia. 

A internet tem cada vez mais um monte de informações sobre o veganismo, mas não achei nenhum lugar onde tudo estivesse sistematizado e concentrado em um único site. Por isso resolvi fazer uma categoria nova aqui no blog, a Veganiza, que vai tratar de assuntos relacionados ao mundo vegano.


Créditos da foto para Bárbara Martinez

O primeiro post é sobre como identificar ingredientes animais em cosméticos e demais produtos de beleza. Os produtos veganos não possuem nada de origem animal na sua composição e você pode saber um pouquinho mais sobre a importância disso nesse post aqui (Qual a importância de usar cosméticos veganos?). 

Existem listas no site da PEA e PETA com ingredientes que podem ou não ser de origem animal (e com alternativas pra esses ingredientes também), mas como são enormes fica impossível de lembrar tudo!

Me baseando em algumas listas que encontrei em sites confiáveis, resolvi colocar os ingredientes animais mais comuns e fazer uma colagem (que também pode ser pinnada no Pinterest!), assim você pode salvá-la no seu celular e levar junto com você quando for fazer compras.


Importante: existem alguns ingredientes (como a glicerina, queratina, panthenol) que podem ser de origem sintética ou vegetal. Pra tirar a dúvida, veja se existe a palavra "synthetic" (sintética) ou "vegetable" (vegetal). Se não tiver, a melhor forma de ter certeza é ligando pro SAC da empresa. 

Ainda assim, a melhor forma de ter certeza é ver se no rótulo ou na embalagem existem selos ou frases com "cruelty free" (livre de crueldade) ou "vegan product" (produto vegano).

Aprovado?
Beijos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.