Qual a importância de usar cosméticos veganos?

Aposto que você ouviu sua mãe dizendo que é importante pro seu corpo comer legumes, frutas e verduras. Acertei? E sim, é realmente muito importante prezar por alimentos naturais. Mas já pensou que no que diz respeito à cosméticos, é importante que esses "ingredientes" também sejam naturais? 

Eu sou vegetariana há quase dois anos (você pode ver alguns posts sobre o assunto aqui), e aos poucos tô tentando fazer a transição pro veganismo. Isso faz com que eu pesquise bastante sobre o assunto, e que me interesse por produtos e empresas que sigam essa linha. 


Você também pode gostar: Marcas que não testam em animais


Créditos para The Vegan Fashion 

Antes de tudo, é importante diferenciar alguns termos: produtos cruelty free (ou sem crueldade) são aqueles cujos ingredientes e produto final não são testados em animais. Nos produtos naturais não existem ingredientes derivados do petróleo, silicone e outros itens sintéticos. Os produtos orgânicos, por sua vez, têm uma fórmula natural e são livres de agrotóxicos e ingredientes transgênicos.

Você também pode gostar: Onde comprar cosméticos orgânicos

Os produtos veganos, por fim, são aqueles que não possuem nenhum ingrediente de origem animal e - na maioria das vezes - não são testados em animais. 

Mas afinal, qual a importância de usar cosméticos veganos em vez dos convencionais? Um dos principais motivos é que ao usá-los, você acaba deixando de contribuir para a criação de animais para cobaias, práticas e testes extremamente nocivos


Créditos para By Morgana Pzk 

Outro ponto bem importante é que geralmente as empresas com linhas veganas são super comprometidas com o meio ambiente e com a sustentabilidade, o que significa que as embalagens são recicladas e os produtos produzidos de uma forma que não gere tanto impacto na natureza. 

Mais um motivo super legal: os produtos veganos costumam ter menos ingredientes químicos e transgênicos do que os demais. Aí você sabe exatamente o que tá usando no seu corpo e pele!

Algumas marcas de cosméticos veganas*: Baims | Surya | Alva | Feito Brasil | Vyedas | Lush

*A Baims é nossa queridinha do momento! Em breve vai ter post e vídeos com resenha de alguns produtos de lá. 

*A Lush é 100% vegetariana, mas possui alguns produtos com ingredientes de origem animal. É importanta ficar de olho nas embalagens e rótulos sempre!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.