Encontramos uma alternativa saudável para o Sal!

Eta que as blogandinhas estão cada vez tombando mais pro lado fitness. Depois de descobrir o mal que o sal faz (principalmente pra quem quer evitar aquela pancinha inchada), resolvi procurar algumas alternativas, já que eu AMO comida bem salgada e temperada. 


O Sal Rosa do Himalaia está sendo o melhor amigo de várias blogayras de plantão, porém, a maioria dos benefícios associados a ele parecem mais elementos de marketing falsos do que vantagens realmente comprovadas. Isso porque todos os elementos minerais presentes nele, como o fósforo, bromo, boro e zinco estão em quantidades tão pequenas que acabam não fazendo diferença no nosso organismo. 

E é nesse contexto que eu te sugiro o Gersal, o sal feito com gergelim, que é uma ótima fonte de proteína, cálcio e gordura insaturada, além de ser um alimento interessante para a prevenção de osteoporose e também para a saúde do coração. A indicação é feita principalmente para aqueles que desejam diminuir a quantidade de sódio ingerida: Por ele ser um tempero que leva em sua base dois ingredientes, se usado na mesma quantidade que o sal tradicional, a pessoa estará ingerindo menos esse produto e obtendo os benefícios do gergelim. Incrível né non? 


E pra preparar é mamão com açúcar sal: 

Ingredientes:

½ xícara de gergelim branco
½ colher (chá) de sal marinho

Modo de preparo:

Esquente uma frigideira em fogo baixo e, em seguida, coloque o sal seco; Deixe torrar um pouco e reserve numa vasilha. Depois disso, coloque o gergelim seco na frigideira (sem usar óleo) e deixe fritar um pouco, mexendo sem parar por mais ou menos três minutos (ouça essa música pra se inspirar enquanto faz essa etapa, migan). Atenção: Cuidado para não deixar torrar e nem queimar, se não a receita ficará amarga.

O próximo passo é levar o gergelim e o sal ainda quentes para o liquidificador (que deverá estar totalmente seco), usando o modo pulsar (de três a cinco vezes) e sacudindo o aparelho (se for necessário) para ajudar no processo. Deixe na consistência que preferir, mas evite que vire uma farinha, ninguém aqui é sininho pra ingerir pó de pirlimpimpim. 

Quando tudo estiver pronto, coloque em potes de vidro e deixe aberto até que o gergelim esfrie. Agora é só armazenar e usá-lo no lugar do sal tradicional! 

Quem aí vai apostar? O que acharam? Comenta pra gente! 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.