Resenha: A história da Mitologia para quem tem pressa


Eu adoro quando encontro livros que mesmo simples, me fazem refletir sobre um monte de coisas. Pra falar a verdade verdadeira, não acho que só as obras clássicas ou aqueles livros dificílimos acrescentam alguma coisa na nossa vida. Afinal, quem disse que livro com figuras ou com letras um pouquinho grandes não fazem bem pra nós, que não somos mais crianças?

Foi mais ou menos assim que eu me senti quando finalmente recebi o meu A história da Mitologia para quem tem pressa e dei uma folheada rapidinha nele. Resolvi comprar ele depois de uma indicação no snapchat da Yasmin Brunet (o username é yabrunet pra quem se interessar), mas já tinha visto ele por aí no site da Saraiva.


Os sites que eu mais indico pra se comprar livros são a Amazon e a Saraiva. Nunca tive nenhum problema com essas lojas, o frete costuma ser baratíssimo e minhas compras nunca demoraram mais de uma semana pra chegarem. Aqui em Itu, no interior de São Paulo, geralmente demoram no máximo 3 dias úteis. 

Aproveitei uma mega promoção na Saraiva, e o livro + frete saíram por menos de 20 reais. Sério. Fui conferir e tava indisponível na Saraiva, mas na Amazon tá por R$17,80 + frete (link aqui).

Sobre o livro: é um livro contado de uma maneira muito clara e objetiva, sem muita enrolação. Como o próprio título diz, é pra quem quer conhecer a história da Mitologia em um panorama geral mas sem muitos frufrus. Conta sobre as mitologias Maori, Australiana, Suméria, Egípcia, Chinesa, Latino-americana, Indígena, Grega e Romana.


Pra quem se interessa por histórias que misturam religião e costumes do mundo, é um prato cheio! O objetivo do livro é passar conhecimento de uma maneira rapidinha, então não espere muito aprofundamento sobre os temas. Se você ler com atenção, vai perceber que entre os diferentes mitos muitas vezes existem conexões, ou mesmo links com religiões que permanecem até hoje.

É muito legal também saber os paralelos que existem entre a cultura ocidental e oriental. Muitas vezes alguns símbolos (como o dragão, por exemplo) que temos como algo assustador, representam algo digno. Outra coisa que o autor Mark Daniels insiste bastante em falar é sobre a origem de certas palavras e sua conexão com outras culturas.


Todo o livro é muito bem fundamentado e escrito de uma forma que não é maçante, e que me fez devorá-lo em dois dias. Cheio de figuras, mapas e algumas tabelas explicativas, não isola cada mitologia em seu próprio mundo, e sim a complementa com as demais.


As histórias e as personagens não se tornam só figurantes, mas sim participantes principais de toda a construção das sociedades! É muito legal pra servir de introdução pra quem se interessa pelo tema.

Alguém aí já leu? Conta aqui nos comentários!
Beijo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.