Qual o óleo vegetal mais indicado pra umectar meu cabelo?

óleo vegetal, umectação, cabelo

Nós três, como já devem ter percebido, nos preocupamos muito com os nossos cabelos. Não só com a aparência, mas também com a saúde dele. 

E depois de post sobre Low Poo, cronograma capilar, inversão capilar e até sobre a própria umectação, resolvi fazer um mais específico pra você saber qual óleo vegetal é o ideal pro seu tipo de cabelo. 

A umectação é uma beleza e faz maravilhas pra nutrição e pra hidratação do seu cabelo, mas temos que entender que cada cabelo se comporta de um jeito e que cada óleo possui propriedades que ajudam mais ou menos a peruca cabeluda.

óleo vegetal, umectação, cabelo

Para cabelos loiros: principalmente para aquelas que tingem, o cabelo precisa de um cuidado extra. Além da hidratação, a escolha do óleo precisa ser feita com muito cuidado pra não amarelar os fios. O óleo de coco é o mais indicado por ser transparente, por trazer mais vitalidade e elasticidade pro cabelo. Outro que pode ser usado é o de camomila, que ajuda a iluminar mais ainda a cor do seu cabelo, além de selar e hidratar os fios. 

Para cabelos cacheados: óleo de amêndoas auxilia a definir os fios cacheados, além de reduzir o frizz e dar brilho e maciez pro cabelo. O óleo de ojon é uma ótima opção pra quem se encontra na transição capilar por recuperar efeitos da química, secador e chapinha. 

Para diminuição de queda e crescimento do cabelo: óleo de abacate nelas! Estimula o fortalecimento e o crescimento, além de deixar com um brilho e maciez incríveis. O óleo de mamona ou ricino previne a queda de cabelo, além de acelerar o crescimento e fortalecer o fio, deixando ele mais espesso. 

Para cabelos com pontas duplas: o óleo de mamona também ajuda bastante nisso por ser hidratante. O óleo de coco, que funciona com quase tudo, também auxilia nisso. As pontas deixam de ter aquele aspecto de "espigadas" e ficam macias e alinhadas. O óleo de argan também é uma possibilidade, já que é antioxidante e possui vitamina E.

Para cabelos ressecados e com caspa: de novo o óleo de mamona (ricino)! Ele combate infecções de bactérias e fungos, por isso cuida da hidratação do couro cabeludo e reduz a caspa. O óleo de amêndoas também auxilia na redução da caspa e da descamação do couro cabeludo. 

Para cabelos secos e quebradiços: o óleo de jaborandi auxilia no fortalecimento do fio, principalmente na raiz e também no equilíbrio da oleosidade do cabelo. O óleo de amêndoas também faz com que o cabelo se fortaleça e traz suavidade, além de diminuir o frizz. Ainda dá pra ser usado o óleo de rosa mosqueta, que possui vitaminas A e C, ótimas pra hidratação. 

Importante lembrar que os óleos têm que ser 100% vegetais!
Beijos 

34 comentários:

  1. Adorei o post, meninas, eu também me preocupo bastante com o meu cabelo, mas por ele ser extremamente oleoso eu não uso muitos produtos, só o básico mesmo para não pesar! O óleo de abacate talvez funcione um pouco, né? Por ser oleoso eu tenho um pouco de queda!

    Sucesso sempre, viu, adorei aqui :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathália, os óleos vegetais usados na umectação também ajudam a equilibrar a oleosidade do seu cabelo! Eu faria a tentativa hahaha.
      Obrigada pelo carinho!

      Excluir
  2. Oia que post top👏👏👏♥
    Adorei vou compartilhar com minhas irmãs elas sempre ficam,na dúvida de qual óleo vegetal é melhor para o cabelo delas!

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Eu nunca usei oleos vegetais, mas agora vou ter que usar pra testar, meu cabelo é cacheado e tem muito frizz, deve ajudar muito! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os óleos são bastante usados por meninas cacheadas, em transição ou com frizz. Testa sim e conta o que achou pra gente!
      Beijos

      Excluir
  4. Não sabia dessas dicas ai, uso o que tem em casa kkk
    Que basicamente é o de coco e o azeite, mas minha paixãozinha mesmo é o da Lola, mas quase nunca tenho aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de côco é meu queridinho! Ele faz uma hidratação/nutrição incrível no cabelo, além de deixar com um cheirinho super gostoso :)

      Excluir
  5. Menina que post maravilhoso! Ja faz um tempo bom que to lutando contra queda. A uns 3 anos meu cabelo tinha 90 cm e de tanto que caiu reduziu 30 cm. Bom saber que oleo de abacate combate queda, vou testa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Aninha! Pode tá ligado a sua alimentação também, viu? Meu cabelo cai bastante, mas caia muito mais antes de eu fazer umectação/hidratação com óleo de côco. Testa sim e conta pra gente o que achou! <3

      Excluir
  6. O olho de coco é muito bom mesmo, eu sou loira e amo agora o camomila como é bom deixa o cabelo super brilhoso e parece que até clareia mais. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, primeiramente amei esse post, sempre tive duvidas em que óleo usar. Não sabia que o oleo de mamona era bom para caspa :O o meu cabelo é cacheado, só que sempre tive uns probleminhas com a caspa, eu vou começar a passar e ver como fica o couro cabeludo. Ótimo post, parabéns!

    Ari ♥
    De volta ao retrô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ari, obrigada pelo carinho!
      Testa sim e conta pra gente o que achou <3
      Beijos

      Excluir
  8. Amei a dica de vocês! Vou investir mais no óleo de amêndoa que a minha vó tanto fala comigo haha. E também amei saber mais sobre o óleo de abacate (não conhecia), mas prefiro usar cosias mais naturais pra crescer e fortificar o cabelo do que artificias. Gostei também do óleo de mamona ou rícino, principalmente o de mamona, que eu não sabia exatamente nada sobre ele rs.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisinhas naturais sempre fazem melhor, né?
      Beijos

      Excluir
  9. Estou louca por um óleo de coco, minhas pontos estão começando a ficar feias e eu odeio o aspecto de " pontas espigadas". Amei saber sobre o óleo de abacate para fortalecer, é sempre bom ter fios fortes. Ótimo guia!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, fiz um tutorial de como fazer óleo de côco aqui no blog: http://www.blogandinho.com/2016/03/tutorial-como-fazer-seu-proprio-oleo-de.html. Sai muito mais em conta do que comprar ele pronto!
      Por experiência própria, ele sela bastante as pontinhas e não deixa ficarem secas nem espigadas.

      Beijão e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  10. Se eu amei o post? Sim! Se vou coloca-lo no blog como posts favs da semana? Sim!
    Post super útil para todos nós. Óleo vegetal é a oitava maravilha do mundo!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carambaaa!! Muito obrigada pelo carinho! Fiquei super feliz com as suas palavras, já tô acompanhando o Bluelline :)

      Um beijo

      Excluir
  11. Adoro fazer umecta.. Com coisas naturais são ainda melhores! Adorei seu post, vou usar as dicas!!! Ahhh! Seu cabelo é lindo! Sucesso!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post! Ele chegou na hora certa para mim.
    Meus cabelos possuem muitas pontas duplas, e caem muito! Vou testar os óleos de abacate e mamona e ver como fica!
    Beijos e sucesso com o blog! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O óleo de coco também é ótimo pra queda, Lari (experiência própria hehe)!
      Muito obrigada!

      Excluir
  13. Adorei a postagem! Eu conhecia muitos óleos da lista, mas não sabia pra que servia. Vou até deixar o post nos favoritos pra quando precisar. hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como os óleos (principalmente o de coco e o de ricino) tem várias funções né? Brigadão Erick, volte sempre <3

      Excluir
  14. Meu cabelo é muito oleoso! Tenho medo de usar óleo e deixar ainda pior :( será que pode ? Amei o post! Beijos www.anneferreirablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, o óleo não deixa mais oleoso, só equilibra essa oleosidade natural do seu cabelo!
      Pode fazer sem medo, dá super certo ;)

      Excluir
  15. Menina que dica incrível!
    Não conhecia muitos desses vou ver se testo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que começar com a umectação, não vai querer mais parar hahaha
      Beijos

      Excluir
  16. Minha paixão é o de coco, vou experimentar o de camomila!

    ResponderExcluir
  17. Amei o post! Eu faço duas vezes na semana a umectação e geralmente uso o óleo de coco (meu hair ama) e uso azeite extra virgem (0,5%). São maravilhosos e o cabelo fica lindo! Bjs

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post !! Não sabia que cada um em específico de se dava melhor com cada tipo de cabelo. Eu costumo usar o óleo de Coco e o de ricino e gosto bastante.

    ResponderExcluir
  19. óleos vegetais são incríveis!! eu particularmente uso óleo de coco para tudo!

    Principalmente no rosto!
    Gosto muito do efeito do óleo de Argan no cabelo também, fica ótimo!

    Beijos www.brasilisboemia.com

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.