Para Blogueiras: Como fazer um Mídia Kit?


Conforme seu blog vai crescendo e tendo mais exposição, você acaba percebendo que ele pode se tornar um negócio. Se você já tem o seu blog há algum tempo, provavelmente já ouviu falar em Mídia Kit. O que é Mídia/Media Kit, então? É basicamente um currículo do seu blog, com informações sobre ele e também sobre você!

Mas como se faz um Mídia Kit? Ele é, na maioria das vezes, em formato PDF ou Power Point. Não recomendo o Power Point porque as informações podem ser alteradas por qualquer um que tiver acesso ao seu Mídia Kit. Você não pode deixar de colocá-lo em emails com marcas ou mesmo na página de contato do seu blog, de acordo com a sua preferência.

Quais informações colocar no Mídia Kit? A marca quer saber dados fundamentais do seu blog que podem ajudá-la a saber se a parceria vai dar retorno ou não, portanto não minta a respeito dos números ou sobre qualquer informação! Uma apresentação que conte um pouquinho sobre você e sobre o blog em si, os assuntos sobre quais o blog aborda, o número de visualizações diárias/mensais, número de curtidas/seguidores nas redes sociais são algumas das informações praticamente obrigatórias no seu Mídia Kit. Sobre estatísticas (muito importante usar o Google Analytics pra isso!): gênero, interesse, região e idade dos seus leitores, além da taxa de rejeição e duração da sessão são super importantes!

Se você já tiver possuído parcerias anteriores, coloque os posts/vídeos ou qualquer outro tipo de publicidade que foi feito. Isso valoriza mais ainda seu Mídia Kit e a empresa pode verificar a forma como você trabalha.

Outras informações de contato, como telefone, email e as demais redes sociais também podem ser colocadas no final do Mídia Kit.

Outras dicas: não se estenda muito na apresentação. Tente manter o Mídia Kit o mais objetivo possível, possuindo todas as informações obrigatórias! Mantenha o Mídia Kit sempre atualizado, preferencialmente todo mês. 

Alguns exemplos de Mídia Kit pra inspiração! (lembrando que plágio é crime!!!!)

Beijão!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.