Como cuidar da sua tatuagem?

Ano passado dei um passo enorme na minha vida e adentrei no mundo das tatuagens. Já fazia um tempão que queria tatuar alguma coisa, e finalmente escolhi algo que fosse bastante especial pra mim pra não me arrepender depois. 

Apesar da minha tatuagem ser relativamente pequena e bem simples, ela também mereceu e precisou de cuidados durante a cicatrização e depois dela. São dicas muito fáceis e que são uma mão na roda pra ela não infeccionar ou mesmo desbotar.

Se você acabou de fazer a tatuagem, o primeiro cuidado que você deve ter é a higienização. A tatuagem nada mais é do que uma ferida na pele, então na maioria das vezes chega até a sangrar. A minha não chegou a esse ponto, mas mesmo assim fiz questão de lavar com sabonetes antibactericidas (alô, Protex) todo dia durante o banho a partir do dia seguinte da minha sessão.


Se sua tatuagem é de um tamanho maior ou traços mais grossos, o tatuador provavelmente colocou papel filme no final da sessão. Eu sei que você deve tá morrendo de curiosidade pra ver como ficou, mas esse papel filme tá lá por uma razão: não o retire pois podem entrar bactérias na sua pele e infeccionar o local, além de retardar o processo de cicatrização!


Ainda sobre processo de cicatrização: eu também sei que a tentação de retirar as casquinhas que se formam é imensa, mas isso também pode inflamar a pele e tornar a cicatrização da tatuagem mais demorada. Em vez disso, pra acelerar a cicatrização, uma boa dica é passar pomadas cicatrizadoras ou antibactericidas (como Nebacetin) no local da tatuagem.

Evite sol e coçar a pele para que não hajam problemas posteriores de sangramento e/ou infecção! Se você curte aquele banho bem quente, dê uma maneirada nisso também. 


Sobre alimentação: comi de tudo (por puro descuido meu), mas não tive problema com a cicatrização. Porém cada corpo reage de um jeito, e o mais indicado é evitar alimentos gordurosos, condimentados ou super calóricos. 

Cuidados após a tatuagem: para que ela não desbote, o protetor solar é fundamental. Existem alguns no mercado criados especialmente com esse finalidade, então não bobeie!

Pra ela ficar sempre hidratada e com o mesmo pigmento de quando você a fez, experimente passar óleo de coco pelo menos uma vez por semana no local. Prometo que vai ficar novinha em folha (olha só o antes e o depois da minha tatuagem!!).


Espero que tenham gostado!
Beijo

4 comentários:

  1. Adorei as dicas! Tenho uma tattoo já, vou retocar ela mês que vem e fazer mais duas - já deixando tudo preparado para cuidar muito bem delas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta pra gente depois se as dicas funcionaram pra vc, Samantha! Um beijo ❤️

      Excluir
  2. Gente do céu! Amei suas dicas, minha tatto parece muito com a sua... a escrita no caso. Um beijo e sucesso

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Emanuelly! Muito sucesso pra você também ❤️

      Excluir

Tecnologia do Blogger.