#ParaBlogueiras: Dicas para bombar o SEO do seu Blog!

Primeiramente: o que é SEO? É a sigla pra "Search Engine Optimization" (ou otimização para mecanismos de busca, no bom português). São várias estratégias importantes pra fazer seu blog ficar mais conhecido e dar uma ajudinha no desempenho dele em relação aos mecanismos de busca e resultados de acesso orgânicos.

Depois de um ano de Blogandinho utilizando a plataforma Wix, resolvemos mudar pro Blogger por uma série de motivos. Então todas as dicas que você vai ver aqui são para SEO do Blogger. Se quiserem um post específico pra Wordpress ou outras plataformas, escrevam aqui nos comentários que eu dou uma atualizada no post ;)

1. Otimização de título de post

Parece uma coisa boba, né? Mas otimizar o título do seu post ajuda e muito. 

A palavra-chave do post deve estar no título. Como por exemplo o título desse post: coloquei a palavra "SEO", junto com a palavra "dicas". 

É indicado não colocar títulos muito longos, porque o Google corta títulos com mais de 65 caracteres.

Não esqueça que o título precisa ser atrativo pra fazer o leitor se interessar e clicar no seu link. Posts com títulos "x dicas para.." "x motivos para.." geralmente fazem bastante sucesso.

2. Descrição de Metatag


Sabe quando você vai fazer uma pesquisa no Google e abaixo do link aparece uma pequena descrição do conteúdo do link que você pretende clicar? Dá pra configurar isso de acordo com a sua preferência no Blogger. 

Pra editar, é só clicar em Configurações > Preferências de pesquisa > Metatag. Coloque nela um pequeno textinho, de preferência com as palavras-chaves do post. 

3. Urls Customizadas


A importância das palavras-chaves é tão grande que até na url elas fazem a diferença. Pra modificar sua url e colocar palavras-chaves nela, é só clicar em "link permanente", do lado direito da página de escrita do post, e clicar em link permanente personalizado.

4. Otimização de imagem 


Também dá pra otimizar imagens do seu post! No editor, clique na imagem escolhida e em "propriedades". Aí é só preencher os espaços "texto do título" e "texto alternativo" com as palavras-chaves do post. 

5. Redirecionamento de urls dentro do seu blog

Uma coisa super legal e que mantém o leitor no seu blog é colocar urls de outros posts no seu post. Termos como "você também pode gostar de: (link aqui)", "leia também: (link aqui)", de posts relacionados ao assunto do post atual são uma boa. 

Espero que tenham gostado!
Beijo

2 comentários:

  1. Minha plataforma é wordpress, se puder fazer um post com dicas seria legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos deixar sua sugestão anotadinha! Valeu Dayane <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.