Organização Pessoal: conheça o Bullet Journal!


Em um mundo onde tudo é correria, fica cada vez mais difícil depender só da memória pra se organizar e se manter com a agenda em dia. É trabalho e estudo que tomam a maior parte do nosso tempo e a gente se sente cada vez mais perdido se não tiver uma agendinha pra anotar nossos compromissos, urgências e metas.

Sei que o ano tá quase na metade, mas nunca é tarde demais pra se manter organizado. Contei em um post sobre Dicas de Estudo que eu passo longe de ser a pessoa mais organizada do mundo (minha mãe que o diga!) mas em 2016 - depois de várias tentativas frustradas de usar agenda - adotei pra minha vida o Bullet Journal e deu super certo. 


Mas o que é um Bullet Journal? O objetivo do Bullet Journal é abolir post-its e anotações avulsas que você preenche na hora e minutos depois se esquece. Dessa forma, você tem todas as informações, tarefas, compromissos que precisa se lembrar em apenas um lugar. É basicamente um caderninho (de preferência sem linhas) onde você anota os itens que precisam ser realizados e os separa de acordo com a sua urgência ou classificação. Ficou confuso? O vídeo explica melhor:


Esse vídeo foi feito pelo criador do sistema do Bullet Journal, o Ryder Carroll. Se você não domina a língua inglesa, vou explicar direitinho como funciona. A primeira página do seu caderninho é o Índice, que você vai completando conforme for usando. Aí a primeira página "dupla" após o Índice vai ser usada como uma espécie de calendário mensal: na página da esquerda você lista todos os dias do mês seguidos pelas iniciais do dia da semana, e na página da direita é sua lista de afazeres (como uma lista de supermercado). Eu uso meu Bullet Journal principalmente pra me organizar em relação à faculdade e ao blog, por isso vou anotando conforme o mês vai passando. Como minha faculdade está em greve, em Junho só anotei alguns itens que preciso colocar em dia. 


Lembrando que é bom numerar todas as páginas e anotar no seu Índice, como no exemplo da foto. Junho é o primeiro mês que tô seguindo as instruções do Bullet Journal à risca. Em dias que forem mais "lotados", com vários compromissos, vale a pena fazer um subtópico com a data do dia e o dia da semana a que ele corresponde como título (por exemplo: 15 de novembro - terça).

O nome do Bullet Journal se dá pelos "bullets", ou seja, os símbolos que são usados pra organizá-lo. O criador do sistema dá algumas dicas, mas você se organiza da maneira que achar melhor, podendo até acrescentar alguns símbolos. As bolinhas são anotações, quadradinhos (que você vai ticando conforme for completando) são tarefas e círculos são eventos. Caso exista alguma anotação ou compromisso que seja de extrema importância, é legal colocar um asterisco pra destacá-lo.


Como eu disse, dá pra acrescentar itens e tópicos pra incrementar o seu Bullet Journal da forma que achar melhor. Eu coloco um tópico com "Livros para serem lidos", mas dá pra fazer o mesmo com filmes ou séries que você queira assistir, coisas que precisam ser compradas, pra controlar sua alimentação ou o hábito de beber água... Enfim. Eu também uso o meu Bullet Journal como caderno de anotações em palestras ou coisas parecidas, como na foto anterior.

Vantagens do Bullet Journal: 
- é fácil de completar e bem flexível de usar (pode adicionar post-its, fichas e folhas soltas à vontade)
- você não precisa esperar um novo mês ou novo ano pra começar a usar
- não precisa de conexão à internet ou de bateria pra funcionar: é só colocar dentro da bolsa ou da mochila e usar quando quiser
- é rápido! como eu disse, é só pegar quando uma nova ideia ou compromisso surgir e escrever
- não é formatado como uma agenda, então você pode arrumar espaço pro que quiser e onde quiser, sem precisar seguir um formato

- você pode usar qualquer tipo de caderno: pautado, sem pauta, grande, pequeno...

Contras do Bullet Journal:
- não tem backup! Se você perder o caderno ou ele se molhar, por exemplo, não tem como voltar atrás
- eu não acredito que seja um contra tão grande assim, mas como as informações ficam um pouco avulsas e bem juntas, pode demorar um tempo pra procurar determinada tarefa por não ter a função de "busca"

Se procura outras maneiras de incrementar o seu BJ ou fotos pra se inspirar, criei uma Boardno meu Pinterest. Vai lá conferir!

Como eu disse, já tentei muitas vezes me organizar com agenda física ou no computador, mas sempre largava na gaveta ou esquecia de usar por post-its e bloquinhos de anotações estarem sempre à mão. 

E você, como se organiza?
Beijo!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.