DIY: Tônicos naturais para a pele!


Há alguns meses, fiz um post falando sobre os meus produtos pra pele preferidos (link aqui!). No ano passado, cheguei a usar um tônico adstringente da Natura, mas não senti muita diferença. E pra que serve um tônico, afinal? 

O indicado é usar o tônico entre o sabonete facial e o hidratante. Ele serve pra realizar uma limpeza mais profunda e retirar toda a sujeira que o sabonete não deu conta de tirar, além de preparar a pele pra receber o hidratante e equilibrar o pH do rosto

O tônico também evita a obstrução dos poros, ou seja, não deixa que os poros da pele fiquem muito dilatados, o que faz com que a pele fique oleosa ou com muito brilho. Mas isso não significa que peles mistas ou secas não podem usar o tônico: é indicado pra estas optarem por fórmulas sem álcool e com uma porcentagem maior de hidratante.

Eu sou louca por coisas naturebas. Acredito que uma das melhores maneiras de cuidarmos do nosso corpo, seja na alimentação ou em cosméticos e produtos de beleza, é fazendo nossos próprios produtos em casa! Há alguns dias, uma amiga (valeu pela dica, Camilaaaa) me passou uma receita de tônico caseiro de pepino: experimentei e amei!

Você também pode gostar: DIY | Esfoliantes naturais para a pele

Que tal aprender algumas receitinhas caseiras?


1. Tônico de pepino
- 100ml de água filtrada
- 4 ou 5 rodelas de pepino com casca

Só bater o pepino com a água no liquidificador e deixar a mistura no fogo por uns segundinhos até começar a ferver. Aí é colocar na geladeira e deixar descansar por mais ou menos 12 horas. Rende bastante e tem validade de uma semana na geladeira!

2. Tônico de chá verde
- 1 saquinho de chá verde
- 1 xícara de água fervente
-  1/4 xícara de vinagre de maçã

Coloque o saquinho de chá na água fervente, e assim que o chá estiver "pronto", retire o saquinho e misture com o vinagre de maçã. Também é necessário colocar na geladeira e deixar descansar por algumas horas. Dura cerca de 10 dias na geladeira! Esse tônico é ótimo pra peles oleosas e acnéicas. 

3. Tônico de rosas
- 1/2 xícara de botões de rosa secos (você pode encontrar em lojas de produtos naturais)
- 1 xícara de água fervente
- 2 colheres de chá de qualquer óleo vegetal (opcional)

É da mesma forma que o tônico de chá quente: colocar os botões de rosa na água fervente e deixar descansar. Se quiser, pode deixar os botões na água. Misture com o óleo vegetal e deixe descansar de uma a duas horas. Dura uma semana na geladeira, e é indicado pra peles sensíveis ou irritada.

4. Tônico de hortelã e camomila
- 1 xícara de água fervente 
- 10 folhas de hortelã fresca
- 3 colheres de chá de camomila seca (ou chá de camomila)

Deixe a hortelã e a camomila descansando na água fervente por cerca de 10 minutos. Depois é só coar e deixar resfriar na geladeira. Essa infusão funciona muito bem pra tirar marcas de olheiras e cansaço da pele! Dura de 8 a 10 dias na geladeira.

5. Tônico de alecrim e laranja
- 1 xícara de água filtrada
- 1/2 maço de alecrim
-  10 a 15 gotas de óleo essencial de laranja (ou 5 gotinhas de laranja)

Mesmo esquema: deixar a água fervendo, colocar o alecrim e continuar no fogo por mais 2 minutos. Depois que retirar no fogo, misture o óleo vegetal de laranja (ou a própria laranja) e deixar descansar na geladeira. Dura cerca de uma semana na geladeira.

A dica pra aplicar o tônico é colocar em um borrifador, espirrar no rosto e deixar secar naturalmente. Se não tiver um borrifador, um algodão embebido na misturinha resolve. Além de todos os benefícios que falei no início do post, o tônico também ajuda a cicatrizar e secar mais rápido espinhas e cravos. Demais, né?

Beijo!

2 comentários:

  1. Oii meninas, adoro o blog de vocês!
    Fiz a receitinha do tônico de hortelã, estou usando a 15 dias já e estou amando, funciona super!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Cami! Tônicos são tudo de bom, né?! Fico feliz por ter gostado ❤️

      Excluir

Tecnologia do Blogger.