Top10: Filmes Mindblowing


Desde a primeira vez que eu assisti um dos filmes que vem a seguir, sempre tive na minha cabeça que pra esse tipo de filme deveria existir uma categoria especial. Na minha cabeça e das meninas, apelidamos esse tipo de filme de ~filme mindblowing~.

Ok, mas afinal, o que é um filme Mindblowing? Muitas vezes eles são classificados como ficção científica ou drama, mas não se encaixam em nenhuma dessas categorias. Geralmente é uma trama muito bem elaborada, com diversas "pegadinhas" ao longo do filme que te fazem duvidar dos personagens e que quando acaba, você passa horas e até mesmo dias pensando e repensando, tentando entender o que aconteceu.

Muitas vezes os fãs criam teorias malucas sobre a história do filme, o que faz com que existam cada vez mais possibilidades e soluções, e consequentemente, mais nós pra sua cabeça! Hahaha! O mais legal é que em 99,9% desses filmes você é surpreendido com o final, que acaba sendo nada do que você imaginou que fosse.

Sem mais enrolação, aqui estão os meus 10 filmes mindblowing preferidos:


1. Clube da Luta (1999)
Maluco, que filme incrível! Mesmo sendo meio antigo, só o assisti há uns dois anos, e me arrependi profundamente de não ter assistido antes. É um filme baseado em um livro de mesmo nome que conta a vida de Jack (Edward Norton), um investigador de seguros que tá cansado da sua vida medíocre. Ele sofre de insônia e começa a frequentar grupos de auto-ajuda, onde conhece estranhos como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e o Tyler Durden (Brad Pitt). O apartamento dele explode e a partir de então ele passa a viver com Tyler, que o apresenta para o "Clube da Luta", um grupo secreto com ideias anarquistas e auto-destrutivas.


2. Ilha do Medo (2010)
É mais um filme baseado em um livro (Paciente 67, de Denis Lehane). Sou meio suspeita pra falar, mas também é incrível! Se passa em 1954, e começa com Teddy Daniels (nosso querido Leo DiCaprio), um agente federal, embarcando pra investigar o desaparecimento de um paciente em um manicômio (que fica em uma ilha sinistra). Conforme ele descobre mais informações, mais ele percebe como os pacientes são tratados de maneira antiética e como existem diversos segredos no lugar. Ao longo do filme ele começa a duvidar de si mesmo, e se pergunta se tá perdendo a razão ou se os médicos estão fazendo isso com ele. Cinco estrelas!!


3. O Grande Truque (2006)
Me deixou de boca aberta, sem exageros. Não é tão confuso ou difícil de entender como os outros dessa lista, já que com o passar do filme a trama é explicada, mas o final é surpreendente. Se passa na Londres do século XIX, e conta a história de dois mágicos (Christian Bale e Hugh Jackman, aka Wolverine) que costumavam ser melhores amigos quando começaram a fazer mágicas, mas que se tornaram super rivais. O filme é basicamente uma competição entre os dois, onde Robert tenta descobrir a todo custo o truque da nova mágica de Alfred. 


4. Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)
Esse é um filme pros apaixonadinhos! Clementine (Kate Winslet) e Joel (Jim Carter) eram um casal que tentaram muitas vezes fazer com que o relacionamento desse certo. O filme começa (se não me engano, faz tempão que assisti) com Joel descobrindo que Clementine fez parte de um experimento que retirou da sua mente todos os momentos vividos com ele. Desiludido, Joel também decide se submeter ao experimento, mas acaba desistindo e começa a encaixar Clementine em momentos da vida dele os quais ela não participou. Admito sem vergonha nenhuma: chorei que nem um bebê o filme todoooo!! É lindão!


5. Vanilla Sky (2001)
É mais um filme velhinho, mas que não deixa nada a desejar. O protagonista (Tom Cruise) é um homem muito rico que se apaixona por Sofia (Penélope Cruz), mas o relacionamento começa a ser invejado por uma "amiga colorida" que David costumava ter (Cameron Diaz). Cega de inveja, ela convence David a dar uma volta de carro com ela. Um acidente ocorre, David fica três semanas em coma e com o rosto desconfigurado, e a partir de então fantasia e realidade se misturam e ele começa a perder a noção disso com flashbacks.



6. Coherence (2013)
Acredito que seja o filme mais recente da lista! Assisti há algumas semanas, e o encontrei enquanto procurava por "filme mindblown" no Google hahaha. A história é a seguinte: oito amigos se reune para um jantar na casa de uma deles no mesmo dia em que um cometa está passando pelos Estados Unidos (local onde eles moram). Esse cometa faz com que existam diferentes realidades ao mesmo tempo e que fenômenos estranhíssimos também ocorram. O resto é história! É um filme que te prende o tempo todo!


7. Efeito Borboleta (2004)
Eu du-vi-do que você nunca tenha assistido (ou pelo menos ouvido falar) de Efeito Borboleta. O personagem principal, Evan (Ashton Kutcher) vivia uma vida feliz até perder a namorada em um acidente. Na noite do enterro, ele descobre que tem a capacidade de viajar no tempo, e a partir de então começa a fazer diversas viagens - cada uma pra um momento da sua vida - pra tentar salvar a vida de Kayleigh. Mas toda vez que ele altera o passado, o presente e o futuro também são modificados.



8. A Origem (2010)
Mais um estrelando o rei Leo DiCaprio! Esse é provavelmente o meu filme preferido: já assisti umas 8 vezes, sem exageros. O mais legal é que cada vez que você assiste, descobre algo novo e pensa no filme como um todo com uma possibilidade diferente. Dom Cobb é um profissional que consegue entrar na mente das pessoas e roubar seus segredos mais valiosos durante seu estado de sono. Desesperado pra reencontrar os filhos, ele decide enfrentar uma missão: plantar no subconsciente de um herdeiro de uma empresa multimilionária a ideia de que ele precisa falir. 


9. Amnésia (2000)
O diretor de "Amnésia" é o mesmo de "A Origem" e "O Grande Truque". Isso já basta, né? Amnésia é um filme que parece simples: é a história de um homem que tem sua casa invadida por um ladrão, que mata sua esposa e o espanca quase até a morte. Depois disso, ele começa a desenvolver uma espécie de amnésia que apaga da sua mente fatos recentes, o que torna difícil a caça ao assassino da sua esposa. Dá até medinho de falar mais alguma coisa por medo de estragar a história, mas as cenas confusas dão a impressão de que você está com amnésia!



10. Donnie Darko (2001)
E o último filme da lista é um dos mais l0k0s que eu já assisti. Confesso que até hoje, mesmo de assistir umas três vezes, nunca entendi a história direito. Na verdade, até o próprio Jake Gyllenhaal (que interpreta o personagem principal cujo nome é o mesmo do título do filme) já admitiu que nunca entendeu o roteiro e a história. Donnie tem visões que o fazem se perguntar se ele está a beira da loucura, e o ponto principal é quando recebe uma visão de um coelho gigante que lhe diz que o mundo vai acabar em um mês. No começo ele duvida, mas acaba por acreditar quando um avião cai na sua casa e quase o mata. É o tipo de filme que te prende e te faz duvidar até de você mesmo! Hahaha

E aí, o que acharam da minha seleção? Gostam de filmes malucos assim?
Beijo!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.