Cabelo com frizz, pontas ressecadas e quebradiças? Umectação nelas!


Apesar de bem preguiçosa em tudo o que envolve nutrição, hidratação e todo e qualquer cuidado com os cabelos, existem alguns momentos em que não consigo fugir disso. Meu cabelo já é naturalmente um pouco seco, e se eu não o corto com frequência, minhas pontas acabam ficando ressecadas, além do frizz que acredito (que aconteça com bastante gente).

Primeiro: o que é a umectação? 
A umectação é uma técnica feita com óleos vegetais de todo o tipo (côco, abacate, amêndoas, azeite de oliva, entre outros) pra poder nutrir toda a extensão do cabelo. É bem utilizada por cacheadas ou por quem - como eu - possui o cabelo um pouco (ou muito) seco. Pra quem faz cronograma capilar, a umectação se encaixa na fase de nutrição.

Você também pode gostar de ler: Wishlist|Cronograma Capilar

Pra que serve a umectação?
Como eu disse, a umectação é uma forma de nutrir todo o cabelo por meio de óleos vegetais. Além de repor nutrientes, também ajuda a diminuir o frizz e o ressecamento. Por esse motivo, o cabelo fica bem macio e com um brilho incrível. O mais legal é que também serve pra cabelos oleosos. Ao contrário do que todo mundo pensa, a umectação pode ajudar a diminuir a oleosidade excessiva. Mas cuidado! Pra cabelos oleosos, a lavagem pós umectação tem que ser feita com água fria ou morna.



Como nutrir o cabelo por meio da umectação?
Os passos da umectação são bem simples: é só passar no cabelo seco, da raiz às pontas, uma colher (ou mais, dependendo do tamanho do seu cabelo) do óleo vegetal.

Obs: eu não costumo passar na raiz porque, como disse no post sobre a resenha do Creme de Tratamento Detox da Tresemmè, meu cabelo acaba ficando bem oleoso e pesado.

Depois de passar em todas as mechas do seu cabelo, é só fazer um coque ou uma trança e ficar com o óleo no cabelo quanto tempo quiser. Pode até dormir com ele, sem problema nenhum! O segredo da umectação tá em fazer massagens com os dedos no couro cabeludo e na extensão de tempos em tempos.

Pra lavar o cabelo depois da umectação, o indicado é usar um shampoo de limpeza profunda. O condicionador só vai na metade do cabelo pra baixo! Se você usa secador nas madeixas, finalize com um jato frio.

Gostaram das dicas? Conta pra gente!
Bejim

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.