Manual de Sobrevivência Universitária da Vitória: Dicas de estudo


Talvez eu não seja a pessoa mais organizada desse mundo: pelo contrário, passo bem longe disso. Mas depois de quase 17 dos meus pouquíssimos 19 aninhos dedicados à escola/faculdade, talvez eu tenha um pouco de entendimento sobre organização escolar (e dicas pra pelo menos não pegar nenhuma recuperaçãozinha).

Descobri da maneira mais difícil na faculdade que se eu continuasse estudando ~de maneira aleatória~ como fazia na escola, eu ia bombar. Nunca fui desses alunos que conseguem ficar das 7 da matina até as 9 da noite estudando diretão, com intervalos só pras refeições e olhe lá. Mesmo no meu ano de vestibular, eu morria de preguiça de estudar o dia inteiro e quase nunca fazia isso... Não que isso tenha mudado agora, continuo morrendo de preguiça (E AINDA  TEM GENTE QUE DIZ QUE EU GOSTO DE ESTUDAR), mas aprendi a me organizar e estudar da maneira "correta" (pelo menos pra mim funciona).


Fichamento: Uma das primeiras coisas que ouvi quando entrei na faculdade é que é importante "fichar" tudo o que a gente lê: livros, textos, matérias, artigos, enfim. Qualquer coisa que você esteja lendo pra sua vida de escola/faculdade que seja importante, é bom fichar. Mas o que é "fichar"? É basicamente fazer um resuminho. Eu faço por tópicos, tem gente que faz em forma de texto... O que eu achei legal de fichamentos é que, conforme você vai lendo o texto e escrevendo o seu resuminho, vai assimilando e tornando mais fácil de compreender o assunto. Além disso, quando for estudar pra alguma prova ou se só quiser relembrar o assunto, não vai ter que ler o livro/texto inteiro: vai ter em poucas páginas toda a matéria.


Não digite, escreva à mão: sei que tem gente que prefere fazer resumos digitando no computador e que isso às vezes funciona bem demais pra pessoa. Mas pra mim é diferente. Eu preciso me concentrar (já que sou meio avoada rsss), então escrever resumos e mesmo trabalhos antes de passar pro computador me ajuda muito a criar um esqueleto e desenvolver meu pensamento a partir daí.


Mantenha-se em dia com a matéria: tá, eu sei que é complicado. Sei que no seu tempo livre dá aquela preguicinha e que tudo o que você menos quer é ficar sentado encarando o caderno. Afinal, se dá pra procrastinar até o dia anterior à prova, pra que vou estudar semanas antes, né?! Pra não passar apuro e poder estudar direitinho, deixando pra só revisar o conteúdo na véspera da prova, durrr! Dá pra resumir tudo isso em só uma frase: matéria dada é matéria estudada. No dia em que o professor der a matéria, tenta estudar e deixar a matéria do dia em dia (risos).


Tenha um Bullet Journal/agenda/caderno de afazeres: parece que não, mas ter um lugar em que você anote seus afazeres do dia, da semana ou do mês e que possa ter ele sempre a vista pra poder te lembrar de tudo o que precisa fazer, ajuda DEMAIS e dá a sensação de que você tem tudo sob controle (mesmo que esteja explodindo por dentro). Se não sabe o que é um Bullet Journal, em breve vou ensinar como fazer um :) Eu tenho um caderno de bolso bem pequeno que levo na bolsa onde eu estiver pra poder me lembrar do que preciso manter em dia e das datas onde tenho provas ou algum compromisso. Nunca consegui usar agenda :(


Use grifa-textos e post-its: é legal usar essas ferramentas pra destacar os pontos principais da matéria, principalmente em assuntos que você não entende direitinho. Escrever os pontos principais em post-its como se você estivesse fazendo uma cola é uma ideia ótima, porque aí você se concentra em escrever apenas o que é realmente importante e que precisa mesmo lembrar. 


Respeite seu tempo e suas limitações: o mais importante no estudo é saber a hora de parar. Não adianta nada ficar se forçando a estudar depois de horas fazendo isso. Por mais que o sistema ridículo de entrada em universidades aqui no Brasil (o famigerado vestibular) tente nos provar o contrário, a gente precisa sim de horários de descanso. Então não se prive de parar pra dar uma descansada, assistir suas sériezinhas no Netflix ou de dar uma saidinha. 

E aí, você tem alguma dica ou maneira especial de estudar?
Conta pra gente!
Beijo

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.