Tutorial: como fazer seu próprio óleo de côco

Tava morrendo de vontade de dar aquela experimentada na hidratação da juba com o queridinho do momento: o óleo de côco. Acontece que fui dar uma pesquisada aqui na minha cidade e fiquei de cara com o preço. Um vidro com 500ml tava pra cima de 80 reais (!!!). Isso despertou minha Bela Gil interior e decidi que faria meu próprio óleo de côco (já aviso que isso me tornou oficialmente A LOKA DO ÓLEO DE CÔCO).


1. O primeiro passo é ter um côco. Não aquele que a gente toma na praia, verdinho e grandão. Esse menorzinho, o côco seco. Deve custar uns 3 reais, mais ou menos. Fazemos um furo nele (tive que fazer o meu com prego de tão duro que é), tiramos a água e aí temos que tirar a casca.

2. É aí que o trampo começa. Juro que fiquei uma hora e meia pra tirar a casca (tinha comprado dois côcos). Mas é a única parte complicada do processo. Eu preferi tirar a casca no fogo (só colocar o côco na boca do fogão - direto mesmo - e ir virando ele até queimar por igual, e depois bater ele em uma superfície dura até ele quebrar e a casca se soltar) porque minha mãe disse que seria mais fácil. Depois de tirar a casca mais grossa dele, ele vai ficar com essa pelinha marrom como na foto, mas não precisa tirar. 


3. O próximo passo é pegar o côco que separamos e bater no liquidificador com água (mais ou menos uns três dedos acima do tanto de côco que tiver) e coar bem com peneira. Vai dar mais ou menos 1 litro e meio de leite de côco pra cada unidade de côco que tiver.

4. Isso é o que sobra depois que o leite de côco estiver coado. Minha mãe fez cocada e ficou delicioooooso.


5. Depois que o leite de côco ficar no fogo por volta de 1h30, vai ficar marronzinho assim. Essa é a hora em que o óleo vai começar a se soltar. Depois de muita paciência, quando começar a queimar, é a hora de tirar do fogo, deixar esfriar e depois coar esse resíduo com uma peneira ou um pano limpo.

6. Tchanamm!! Habemus óleo de côco! Juro que com mais de dois litros de leite de côco, isso foi tudo o que tive de óleo de côco. Agora entendi porque é tão caro hehe 

Existem vários processos pra conseguir o óleo de côco, e esse foi o mais fácil e mais rápido (!!!) que eu encontrei. Consegui usar o óleo direitinho na hidratação, e apesar de parecer pouco, tá durando pra caramba.

Espero que não desanimem pelos pontinhos negativos que falei, e que tentem fazer em casa!
Beijos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.