Voluntourism: O que é?


Com o dólar lá em cima, tá cada vez mais difícil de visitar países como EUA. A passagem é cara, a hospedagem então... Nem se fala! Mas toda situação tem um lado bom: que tal trocar o roteiro de viagens (Disney, Miami, etc) de compras por um destino meio inusitado (e talvez cansativo, mas gratificante) dando aula de inglês para crianças carentes? Ficou curioso pra saber como funciona? Nesse post vou mostrar pra vocês as melhores agências e sites  especializados em intercâmbio voluntário e alguns destinos específicos (e o que você pode fazer por lá). Bora!

Os projetos

Workaway é o mais completo site de programas para intercâmbio voluntário. São mais de 135 países envolvidos e, no site, você monta o seu perfil (com fotos e até vídeos de apresentação!) contando mais sobre você e sobre o trabalho que você pode oferecer. São centenas de famílias, ONGs ou outras instituições que procuram pessoas para serviços de pintura, babá, jardinagem, etc. Infelizmente, a plataforma do site é toda em inglês, espanhol ou francês, mas nada que um google tradutor não resolva!

Seda Intercâmbios, além de oferecer pacotes de intercâmbio como High School, Trabalho + Estudo, ainda oferece a oportunidade de passar um tempo na África fazendo trabalho voluntário! Você pode optar por orfanatos, creches, hospitais, ONGs de animais abandonados ou lares de idosos. A melhor parte é que estão inclusas em todos os pacotes cerca de 20 aulas semanais de inglês (o que encarece um pouco, mas é ótimo pra quem não fala a lingua com fluência). Para saber mais, esse é o site deles



Volunteer Vacations é o projeto de três amigos que propõe um voluntourism pra quem trabalha e/ou estuda e não tem muito tempo pra passar meses a fio em outros países - seus programas de trabalho voluntário são de apenas 1 ou 2 meses, ótimo programa pras férias!Clique aqui para visitar o site e saber mais sobre os pacotes e destinos disponibilizados.

Se você pretende ir para a Índia, o Stepout Abroad é a sua mina de ouro. Ele oferece pacotes incríveis que te dão a oportunidade de auxiliar no desenvolvimento de programas com crianças e mulheres indianas, praticando atividades como  dar aulas de inglês e matemática, auxílio na nutrição da população carente e EMPODERAMENTO DE MULHERES. Pra saber mais como funciona a viagem, no site deles tem tudo explicadinho nos mínimos detalhes.

O que você pretende fazer por lá?

Se a sua intenção é passar um tempo com crianças carentes, países como Gana ou Índiatalvez sejam uma boa opção. Nesses lugares em especial, existem milhares de crianças órfãs em instituições (ou até mesmo na rua) precisando de pessoas dispostas a brincarem com elas, ajudarem elas nas tarefas do dia-a-dia, passar um tempo com elas ou ensiná-las novas habilidades, como uma segunda lingua. 



Se você está cursando (ou já é formado) Medicina ou Enfermagem, existem milhares de opções pra você nesse mundão! Países como África do Sul e Peru procuram pessoas com esse nível acadêmico para projetos na área de saúde. O aprendizado é enorme e ainda é um bônus incrível para o currículo! (Aqui no estado de São Paulo também tem o projeto CURA, que eu participo. Pra saber mais entra no site ou fala comigo que eu vou te explicar como funciona com todo amor <3). 


Existem várias opções de trabalho voluntário ambiental também. Seja para ajudar em ONGs de felinos, elefantes, pássaros ou tubarões (!!!) na África do Sul ou na conservação de parques nacionais na Costa Rica, vale tudo! A agência CI tem uma página especializada só nesse tipo de trabalho nesse link, com inúmeras opções de países e ONGs. 

É importante lembrar que durante uma viagem de intercâmbio voluntário, você vai para ajudar as ONGs em outros países e, embora na maioria delas você receba alimentação e hospedagem de graça, alguns gastos ainda são necessários, como transfer aéreo, seguro viagem ou alguns passeios que você geralmente programa pra fazer no local de destino. Ainda assim, os custos são bem menores e a experiência é tão incrível - ou ainda melhor! - do que em uma viagem somente turística, por exemplo. 

E aí, o que vocês acham da ideia? Eu já tô economizando e pretendo ir pra Índia o mais rápido possível! HAHAHA. Tô pensando em fazer também um post desse com ONGs e trabalhos voluntários pra fazer nesse Brasilzão, o que vocês acham? Não esqueçam de comentar! Bjks



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.